Beltane – Halloween no Hemisfério Sul

Beltane é um festival Celta, comemorado até os dias atuais no hemisfério norte no dia 01 de maio e no hemisfério sul – em 31 de outubro, e que marca o início do verão aqui no Brasil, ou o apse da Primavera mais exatamente. Este Sabbat representa a energia da vitalidade plena, da sexualidade em alta, onde o casamento cósmico entre o D’us Sol (Bel para os galeses) e a D’usa Terra em sua fertilidade e feminilidade máxima acontece! É o momento da entrega ao êxtase do gozo e da dança do amor.

Ele é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores. Em tempos mais antigos, esse festival era dedicado a Plutão, o senhor romano do submundo, correspondente a Hades da mitologia Grega – e que está relacionado também ao signo de Escorpião, regido por Plutão e Marte (o fogo das profundezas), regente do mês de Novembro.

Ao mesmo tempo, no mesmo eixo, assim como na Astrologia, quando se olha para o Sol em um signo, também estamos falando do seu oposto. Então agora nos referimos ao eixo Beltane-Samhain. Samhain é o nome do Sabbat que originou o tal do HALLOWEEN e que por sua vez, celebra em 31 de Outubro, NO HEMISFÉRIO NORTE, a chegada do Inverno, momento de rezar para os Ancestrais, os mortos, já que o véu entre os dois mundos fica muito fino.

Enfim… Vale refletir sobre celebrar com consciência as festas que muitas vezes foram importadas do hemisfério Norte, ou adaptadas do calendário pagão ao calendário gregoriano e de como chegaram até nós aqui no Hemisfério Sul.

REFLEXÃO:

Se estamos todos conectados de alguma forma a toda a rede planetária, aqui no Sul devemos celebrar o Beltane sim pois de fato é essa nossa realidade natural e presente, e para isso, voltei um pouco para os Ancestrais, já que sempre devemos honrá-los, ao meu ver… Ao honrá-los, me conectei com a outra metade do hemisfério planetário, enviando energia dessa luz que está aqui agora para eles que precisam agora iluminar os caminhos mais sombrios por lá… e de SamHain extraimos para cá agora, de que mesmo no apse de nossa luz, fiquemos conectados com nossas raízes e quem veio antes de nós! Feliz Novo Ciclo!

Carla Brasil

© 2021 · Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tecer Mais.