Casais praticam ioga em dupla para aumentar intimidade e apimentar relação

Em diferentes modalidades, a prática milenar fortalece a confiança entre os parceiros e ajuda a diminuir as tensões; veja vídeo com duplas praticando a acrobática acroyoga

 

Dando nome a prática milenar que trabalha corpo e mente, a palavra ioga, traduzida do sânscrito para o português, significa união. E essa união for levada também para a prática dos exercícios? Aulas destinadas apenas aos casais ainda não são muito comum, mas os parceiros que fazem juntos alguma modalidade da ioga estão descobrindo que isso pode ser um aliado para a relação. Professores e alunos afirmam que a ioga em dupla beneficia, e muito, o relacionamento e ainda ajuda a apimentar a vida íntima do casal. 

Segundo a professora Fabiana Barbosa, do Yoga Moskha Studio, a ioga funciona como um espelho voltado para dentro da pessoa. Quando praticada a dois, os parceiros observam esse espelho, trocam olhares intensamente e têm a oportunidade de se conhecer melhor. “O emocional fica nítido durante a prática”, conta Fabiana.

Michele Bastos e o marido, Cleber, praticam ioga há mais de 10 anos e há um ano começaram na acroyoga, que mistura ioga, acrobacias e massagem thai. “A troca é bem importante. Os outros podem nem perceber, mas nós conseguimos entender isso. Vejo quando ele está irritado com alguma coisa e tento ajudar. Como temos essa intimidade, percebo melhor as reações dele e isso nos ajuda”, conta Michele, confirmando o que diz a professora Fabiana. 

Existem algumas modalidades de ioga mais propícias para casais. Uma delas é a própria acroyoga. Geralmente, o integrante da dupla mais forte fisicamente serve de base de apoio para o outro. “A acro é voltada para as relações. Primeiro tem de ter confiança no parceiro e, depois, entrega”, explica Wal Nunes, do Studio Yoga Integral.

A acroyoga também pode despertar um jeito diferente de olhar para o parceiro e proporcionar um incremento no sexo. “Em alguns momentos, o meu pé fica no bumbum ou na virilha dela. E tem o jeito que ela sorri e a euforia quando consegue uma posição. Isso tudo desperta a libido porque você para de ver a sua esposa apenas no dia a dia e a vê como uma mulher poderosa. E você é a base disso”, teoriza Ruben Caethano, professor de ioga e praticante de acro ao lado da esposa Valquiria Akemi. “A acroyoga, para ativar a vida sexual, é maravilhosa”, empolga-se ele.

No vídeo abaixo, a professora Elaine Lilli, uma das pioneiras da modalidade no Brasil, dá mais detalhes sobre a prática e o casal Carlos Henrique Arouca e Carla Brasil Arouca revela os benefícios que obteve ao fazer os exercícios acrobáticos em dupla. “Você e sua mulher ali em cima, fazendo movimentos sempre abertos, expansivos. Com certeza, vai levar isso para o seu universo horizontal”, revela Carlos.

  

TODO MUNDO PODE FAZER?

 

A acroyoga é indicada para quem já tem condicionamento físico e flexibilidade. Quem pretende começar a praticar com o (a) parceiro (a) pode optar pela hatha yoga, que também conta com as posturas, também chamadas de asanas, em dupla.

“É trabalhada a dinâmica da parceria porque existem os asanas de equilíbrio e um usa o corpo do outro para se apoiar”, descreve Fabiana, explicando que com isso um conhece o limite do outro. Por exemplo, até onde eu consigo puxar para que a minha parceira se alongue sem machucar? “É uma experiência maravilhosa porque é reveladora”, defende Fabiana.

E os resultados não demoram a aparecer. “Em três ou quatro aulas já dá para sentir uma melhora no casal. É rápido porque logo quebra o gelo entre os dois. Tem o contato físico e a troca de energia desde o começo, por isso os resultados logo aparecem”, diz Luiz Antônio Ribeiro, que dá aulas de ioga em grupo e individuais na rede de academias Bodytech.

 

http://delas.ig.com.br/amoresexo/2015-02-13/casais-praticam-ioga-em-dupla-para-aumentar-intimidade-e-apimentar-relacao.html

© 2021 · Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tecer Mais.