CORPO QUE TRANSCENDE EM MOVIMENTO
DANÇA DE FUSÕES ÉTNICAS E CONTEMPORÂNEAS
Dança de Fusões Étnicas e Contemporâneas é uma modalidade de técnicas de danças, artes e estéticas inspiradas no nomadismo e diversas etnias, em destaque, da Índia, Oriente Médio, África, Espanha e Brasil, além de se inspirar nos estilos modernos dos EUA de dança do ventre – FCBD® e Tribal Fusion – dos quais Carla é formada com duas das pioneiras do movimento. Danças Étnicas de Fusão foi nomeada por Carla Brasil e está dentro do seu método de ensino Dança Rito-Arte.
São diversas modalidades de danças étnicas que se fusionam com tantas outras danças modernas, resultando em um movimento mundial de dança que hoje é conhecido como Dança Tribal ou Dança do Ventre Tribal. Alguns nomes dessa linhagem da Dança do Ventre Tribal ou Dança Tribal, como ficou conhecida em seu país de origem – Estados Unidos, devem ser destacados, pois a partir destas dançarinas, é que esse estilo ganhou certas características próprias de como se difundiu mundialmente. São elas: Jamila Salimpour com seu grupo Bal Anat, de onde saíram Katarina Burda e John Compton, co-diretor da Cia de Dança Hahbi‘Ru – Para entender mais a fundo as origens da Dança Tribal – hoje nomeada por Carla como Danças Étnicas de Fusão
Linguagem dança moderna foi criado pela americana Carolena, em 1987. Fusiona técnicas, vestimentas e se inspira nas artes e estética de povos de desertos, como do Rajastão – Índia, Oriente Médio, Norte da África, e Mouros, que se estabeleceram na Península Ibérica. Com isso, a Dança Tribal expressa suas principais influências advindas das danças Indiana, do Ventre e Flamenca. Em 2014 fez a formação de professoras de Dança do Ventre Tribal Fusion com uma das pioneiras no estilo, também americana, Rachel Brice.
Com base no ATS ( American Tribal Style) criado por Caroleena Nericcio, o Tribal Fusion também é conhecido como Dança Étnica Contemporânea ou Dança do Ventre Estilo Tribal. Mesclaremos várias modalidades de danças étnicas e algumas danças urbanas com elementos teatrais.
Traz um leque de músicas e movimentos híbridos.
Trabalha concentração, coordenação motora, motricidade fina, conceitos de liderança, teatralidade, consciência cinesiológica, isometria e tonicidade.
FatChanceBellyDance®Style (anteriormente American Tribal Style®) é um estilo moderno de improvisação em grupo de dança do ventre criado por Carolena Nericcio.
FCBD®Style é uma forma de dança de fusão. Os movimentos são inspirados nas danças folclóricas do Oriente Médio, Norte da África, Espanha e Índia. É uma criação exclusivamente moderna que não representa uma dança “autêntica” de nenhuma região em particular.
FCBD®Style é um método de coreografia improvisada, usando um vocabulário de movimentos naturais e pistas que permitem que os dançarinos se comuniquem por meio de gestos e contato visual ao dançarem juntos.
Freqüentemente despercebidos por causa dos trajes elaborados, da música emocionante e da beleza absoluta da dança, os conceitos centrais da improvisação em grupo são simples: líder à esquerda, seguidores à direita. Fique atento à interação entre os bailarinos, que sempre têm a atenção voltada para a posição de liderança, em busca da deixa para a próxima etapa. Quando os dançarinos se encaram e fazem contato visual, a liderança é neutra, cabendo ao dançarino que apresenta a próxima deixa.
Mas não pense muito! Permita-se ver o quadro completo: dançarinos trabalhando juntos em cooperação; um grupo focado em apresentar a dança como uma entidade.
Se inscreva em nosso mailing