TERAPIAS
O útero é a fonte do poder feminino, das nossas energias fêmeas e afeta nossa forma de pensar, perceber o mundo e nós mesmas, nossos corpos, nossos relacionamentos, nossa fertilidade, sexualidade, criatividade, espiritualidade.
Nosso centro uterino é também nosso centro da alma feminina. Quando abençoamos o útero, abençoamos a TOTALIDADE da nossa feminilidade em todas as áreas da vida.
A Benção Do Útero é uma técnica de envio de energia (como se fosse um reike) que abre os centros energéticos da mulher, conectando-a e firmando-a como canal dessa vibração de auto cura. O resultado disso é a transformação física, emocional, mental e espiritual da mulher.
A Benção desperta aspectos latentes ou adormecidos de nós mesmas. Nos capacita, fortalece, restaura nossa feminilidade quando está desfalcada, eleva a vibração de uma mulher. Ela ajuda as mulheres a reconhecer, celebrar e expressar sua condição de mulher. Pode também ser feita para celebrar a menarca (1ª Lua/menstruação) e a menopausa, a vida, a morte, os novos começos, os novos términos, as fases da lua, as estações do ano e o ciclo menstrual.
A Bênção está disponível para todas as mulheres, quer tenham ou não útero, quer tenham ou não ciclo. Mesmo quem não tem um útero físico, ainda tem o centro de energia do útero e este centro contém suas energias criativas, a alma de suas energias femininas e sua capacidade de se conectar através da intimidade e das emoções. A energia do Divino Feminino é para todas nós. A única condição para a Bênção é que as mais jovens tenham já tido a sua primeira Lua (menstruação), de modo a receber a energia.
A benção do Útero é um presente de profunda energia transformadora, ao mesmo tempo uma cura e uma comunhão com a Divindade Feminina. É uma prece linda, poderosa, curativa, afirmativa, nutridora e capacitante.
BENEFÍCIOS DA BENÇÃO DO ÚTERO:
– Empoderamento Feminino
– Equilíbrio das polaridades femininas e masculinas
– Auto-conhecimento, transformação e cura
– Desperta, expande e fortalece a conexão com a nossa “Divindade Feminina”, trazendo
consciência dessa presença em nossas vidas e auxiliando a manifestá-la na vida.
-Enraizamento, ancoramento e equilíbrio energético, emocional e físico.
– Plenitude, ao trazer à tona o potencial de nossa alma.
– Aceitação e valorização dos nossos ciclos de vida-morte- vida, ciclos lunares e de todas
as expressões e arquétipos que uma mulher pode vivenciar.
– Desperta, energiza, desbloqueia, liberta, equilibra os três centros femininos de poder:
1. ESTRELA – MENTAL, PSÍQUICO, ESPIRITUAL
2. CÁLICE – EMOCIONAL, RELACIONAMENTOS
3. CALDEIRÃO – FÍSICO, ANCESTRAL, LINHAGEM FAMILIAR, EXPRESSÃO E ATUAÇÃO
NA VIDA
– Amor, purificação e graça
– Conexão com nossa natureza essencial
Os três principais centros da energia feminina e a Cura do Útero: Os três principais centros de energia femininos estão na Glândula Pituitária (a Estrela) no cérebro, que regula nossos hormônios e o nível de Luz espiritual que podemos comportar; o centro do Coração (o Cálice) conectado a nossos seios e mãos, que guarda a abundância e a generosidade, o amor altruísta e incondicional; e o Ventre (o Caldeirão) que é o centro de nossa relação com a Terra, com o mundo, com a intimidade, criatividade, sexualidade sensual e espiritualidade feminina.
Quando o Caldeirão do Ventre está saudável e energizado pela Terra, a energia sobe pelo corpo, ativando o Cálice em nosso coração, criando um receptáculo físico, forte e amoroso para receber a luz da Divindade Feminina. A Luz penetra pela coroa, ativando a Estrela nas profundezas do cérebro e flui descendo para nosso coração, mãos e ventre. Tornamo-nos o receptáculo ou Graal que contém o espírito da Sagrada Sabedoria Feminina.
Esta prática aprofunda nosso conhecimento sobre nossos próprios padrões, crenças, ciclos, arquétipos (Os quatro: Bruxa/Anciã, Donzela/Virgem, Mãe, Feiticeira) e formas de nos expressar, tanto em mulheres cíclicas (que tenham útero ou não), quanto em mulheres completas (que já atingiram a menopausa).
BENEFÍCIOS DA CURA DO ÚTERO:
– A Cura do Útero se concentra em curar e ativar os três centros e o fluxo energético entre eles.
– No centro da Estrela, a energia da Cura do Útero auxilia o ciclo hormonal e abre a consciência espiritual da receptora.
– No centro do Cálice, cura o coração e as questões emocionais, de relacionamento, de amor, de cuidado, de dar e receber.
– No centro do Caldeirão, a energia de Cura do Útero atua nos problemas físicos e padrões emocionais que tendemos a guardar em torno de nossos quadris e barriga. (Ajudando a elaborar, curar e transformar feridas que possam ter sido armazenadas no útero, como abusos, abandono, mágoas, violências, cicatrizes de cirurgias, partos, processos gestacionais, cistos, miomas, doenças, entre outras questões físicas, emocionais e espirituais)
– Em especial, a energia age nos quatro arquétipos femininos do ciclo menstrual e na nossa aceitação de suas energias e presença, tanto como Mulheres Cíclicas quanto Mulheres Completas (mulheres pós-menopausa).
– Uma Cura do Útero pode trazer equilíbrio para um ciclo menstrual irregular ou “irritante” e estabilizar nossa sensação de quem somos, podendo também trazer completude se já não vivemos mais esse ciclo.
As duas técnicas podem ser aplicadas juntas.
– A Benção do Útero é uma experiência “transformadora” que dá início a profundas mudanças espirituais e conexões na vida de uma mulher. É um despertar, por tanto, uma iniciação, que requer muita energia da doadora e um tempo para reintegrar essas energias doadas.
– A Cura do Útero é uma experiência de “apoio” planejada para acordar delicadamente, curar e equilibrar todos os aspectos de nossa feminilidade. É uma linda forma de ajudar as mulheres a aumentarem seu bem-estar, sua confiança, valorização pessoal e conexão com poder pessoal. A cura ajuda a integrar mais rapidamente as energias da receptora, após receber uma Benção do Útero.
(Realizadas por Moon-Mother nível 2 ou Avançada)
Os três principais centros de energia, o Caldeirão, o Cálice e a Estrela, possuem pontos de energia adicionais, chamados de “Portais”, que estão relacionados com as energias arquetípicas. Cada nível contém vibrações do arquétipo levemente diferentes. O Caldeirão reflete a expressão diária dos arquétipos, o Cálice reflete os relacionamentos e conexões, e a Estrela reflete iluminação e conexão Universal.
É um Trabalho que se aprofunda mais em cada um dos três centros e, por meio da percepção da doadora e receptora de sensações como frio, calor, bloqueio, esgotamento ou direcionamento energético das diferentes posições acessadas por estes portais, conseguimos expressá-las de maneira mais consciente, saudável e integradas.
BENEFÍCIOS DA CURA DA ALMA FEMININA:
– Entra-se em contato com as energias arquetípicas de cada centro
– No centro da “estrela” ajuda a regular o ciclo hormonal desregulado e abre a consciência espiritual da receptora, expandindo a consciência.
– No centro do “cálice” relaciona-se às questões do amor, do cuidado, do dar e receber, curando o coração.
– No centro do “caldeirão” trabalha nos problemas físicos e emocionais que armazenamos em torno de nosso ventre e quadris. Ajuda a curar velhas feridas que possam ter sido guardadas no útero (como miomas, cistos, abusos, violência, abandono, mágoas, cicatrizes de cirurgias).
– Pode trazer equilíbrio a um ciclo menstrual irritável ou incômodo (com muitas tensões pré menstruais, cólicas) e a estabilidade do nosso sentido de “quem somos nós”.
– Conduz à expressão da totalidade e plenitude, se já não se tem mais o ciclo.
O PRESENTE (PARA HOMENS)
(Realizadas por Moon-Mother nível 2 ou Avançada)
‘O Presente’ é uma benção da Divindade Feminina para os homens. Ele eleva a vibração do homem e abre a sua consciência para seu aspecto feminino, trazendo cura, validação, amor e transformação. Quando um homem equilibra suas energias masculinas, com suas energias femininas, ele se expressa no mundo de forma equilibrada. Pode ser visto como uma validação da masculinidade autêntica e como a liberação da sua expressão no mundo.
Um homem pode receber O Presente regularmente para ajudá-lo a manter suas energias centradas , e ajudá-lo a aumentar seu entendimento sobre o que é ser homem, seu papel como guardião da sacralidade feminina na Terra e em sua linhagem feminina. É um trabalho de ativação do Sagrado Masculino.
Como O Presente é uma sintonização, há um período de integração, que pode variar para cada um. Assim que a integração terminar, o homem pode receber O Presente novamente. Não há limitações de idade para O Presente, para homens ou garotos.
Em um mundo onde existem tantos trabalhos no sentido de resgatar o poder e força feminina, curar padrões e crenças limitantes, tantas mulheres se transformando numa velocidade muito grande, se faz necessário o equilíbrio dessas energias no planeta, para assim os relacionamentos também caminharem de maneira mais fluída, harmônica e prazerosa para ambos os gêneros. Pode trazer muitos benefícios para a vida de casal.
(Realizada somente por Moon-Mothers Avançadas)
A mentoria de mulheres é um acompanhamento terapêutico para a conscientização das energias cíclicas da mulher.
Cada Benção do Útero nos leva mais profundamente à nossa Natureza Feminina e vai abrindo nossa consciência e poder de cura. Porém se não colocamos essas movimentações energéticas em prática no nosso dia-dia, podemos nos desconectar novamente. Ao nos conectarmos mais e mais com nossos aspectos arquetípicos, ciclos e faces, somos convidadas a expressá-las e manifestá-las em nossa vida como um todo.
Como podemos então sustentar esse despertar e essas transformações que a Benção e Cura causa em nós.
A Mentoria, entre as Bênçãos, pode nos ajudar muito a viver uma vida autenticamente cíclica, usufruindo das dádivas, estando receptivas ao alívio do estresse cotidiano e nos tornando cada vez mais felizes. Esse é um trabalho de entrega, onde quem será apoiada pela Moon-Mother, terá espaço para desabrochar sua verdadeira essência. Um espaço-tempo de apoio e sustentação.
O Trabalho consiste em fazermos atendimentos de acordo com a necessidade e o que funcionar para ambas as partes (Mentora e receptora), como um recurso para a vida cotidiana da mulher. Na Mentoria também trabalhamos a Cura Avançada do Útero, outra técnica que ajuda a despertar, restaurar, curar e equilibrar as energias arquetípicas que estejam limitadas, bloqueadas ou reprimidas. Utilizamos ferramentas como a mandala lunar pessoal, anotações das emoções, sensações físicas, estados de espírito para desenvolver o auto-conhecimento.
Revisão de tarefas, propostas de atividades e estudos dos 4 arquétipos também fazem parte do programa.
Em casos de doenças e desequilíbrios relacionados ao útero ou sistema reprodutor feminino (miomas, cistos, HPV, fungos, cólicas, etc), de bloqueios da criatividade ou outros problemas relacionados à falta de equilíbrio das energias femininas, pode-se realizar um tratamento em várias sessões, através do mapeamento dos desequilíbrios de cada arquétipo, e tratando para limpar, eliminar bloqueios e re-energizar pontos esgotados do corpo.
BENEFÍCIOS DA MENTORIA:
– Ver sua vida cotidiana se expressando de maneira cíclica
– Aceitação do ser divino que se é, com toda luz e sombra que se tem
– Restaura o empoderamento pessoal e autoconfiança
– Bem-estar, contentamento e equilíbrio interior
– Conscientização de limitações, crenças e padrões que influenciam na sua forma de levar a vida
– Sentir-se positiva, livre e no fluxo da vida
– Curar em todos os níveis padrões, crenças e bloqueios que restringem e limitam a vida
– Conhecer e vivenciar as diferentes fases do ciclo e saber aplicá-las na vida cotidiana
– Viver com as mudanças em nossas energias sexuais, criativas e espirituais, aprendendo a integrá-las com amor
– Aceitar e amar seu corpo, útero, ciclo e feminilidade
– Expansão da consciência
– Despertar para a espiritualidade feminina natural
– Ser capaz de se relacionar de maneira interativa com o Divino durante todas as fases do nosso ciclo
– Encontrar estabilidade perante as mudanças e movimentações planetárias
Doula é literalmente “a mulher que serve”. A palavra vem do grego e aplica-se às mulheres que dão suporte físico, emocional e até espiritual a outras mulheres e/ou casal antes, durante a após o parto. Antigamente a gestante era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes no assunto. No pós-parto, principalmente nas primeiras semanas dessa nova vida tanto para o bebê, quanto para esta nova família que se formava, as doulas ajudavam a cuidar dos afazeres domésticos, cuidando das outras crianças, cozinhando.
Hoje, conforme o parto foi cada vez mais passando para a esfera médica e hospitalar, as famílias foram ficando cada vez menores ou então deixadas num plano mais secundário da vida das pessoas, e principalmente nas grandes cidades, este contato com as mulheres mais experientes foi se perdendo. Com toda especialização que existe dentro de um hospital, onde o médico se ocupa de cuidar de aspectos técnicos do parto, as enfermeiras obstetras se ocupam de muitas mulheres ao mesmo tempo, as auxiliares de enfermagem cuidam para que nada falte aos médicos e às enfermeiras obstetras e os pediatras cuidam dos bebês, no meio de tudo isso, ainda resta uma lacuna:
Quem cuida do bem-estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz ?
Essa é a missão da DOULA. Alguns encontros podem acontecer antes do parto para que a mãe possa entrar em contato com seu corpo de forma natural. Ou se for da escolha da mulher, estes encontros podem iniciar logo no início da gestação. São treinadas posturas, que facilitam o caminho já conhecido pelo inconsciente da mulher, para que no momento do parto seu corpo já conheça este percurso. Relaxamentos, massagens, meditações, junto ao condicionamento psicológico e emocional, dão para a gestante a percepção e conexão com o ventre e o bebê; Visualizações do trabalho expulsivo e passagem do bebê para uma melhor projeção do parto; consciência corporal, para que possa estar ligada e conectada a todos os mínimos sinais de expressões do seu corpo; o contato com a dança na gestação, que facilita a comunicação com sua feminilidade, liberando o ventre e seus músculos assessores, como o íliopsoas; dicas sobre cuidados durante o pré, o ritual e o pós para o parceiro e/ou familiares; orientações sobre o resguardo e aleitamento materno; reconhecer alguns sinais e sintomas da gestação saudável e gestação de risco, sinais e sintomas do trabalho de parto, entender tanto a mecânica, quanto a logística, conforto e segurança da gestante e bebê, fazem parte do papel da Doula.
Atuar nos trabalhos de parto domiciliar, em casas de parto ou hospitalar, facilitar e orientar vivências em grupo, rodas de casais grávidos, proporcionar informações à família e gestante, é o objetivo para que possa acontecer um parto saudável e tranquilo, mas sempre considerando que a decisão final cabe somente à mulher. A doula escuta, tranquiliza, organiza, harmoniza, oferece apoio, protege o ambiente da mãe.
Escolher um parto de forma natural é uma decisão que requer consciência, já que pelo ponto de vista da Tradição, o parto traz emoções e curas das ancestralidades familiares à tona. Esses conteúdos são da mãe, e também da mãe desta mãe, da bisavó, do pai, de toda família. Para este rito de passagem desta sociedade, é necessário compreender, agradecer e celebrar.
Se apropriar do conhecimento do quê e como acontece com você, seu bebê e seu entorno neste momento tão sublime da vida, só irá facilitar as suas escolhas.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países, entre eles o Brasil (portaria 28 de maio de 2003), reconhecem hoje, após uma década de pesquisas científicas, a enorme contribuição da presença da doula nesse momento tão significativo e de tão profundas repercussões futuras” (CAIS do Parto – CAIS da Luz ).
Texto pelas Doulas Carla Brasil e Cintia Maluf.